Clube de Aquarismo Rio de Janeiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia de iniciantes! Se possível fixar esse tópico.

Ir para baixo

Guia de iniciantes! Se possível fixar esse tópico. Empty Guia de iniciantes! Se possível fixar esse tópico.

Mensagem por mosca136 Dom Mar 22, 2015 11:58 pm

*RETIRADO DE UM TÓPICO DO AQUAFLUX **
SE TIVER QUALQUER INFO UTIL, COMENTE E COMPARTILHE COM OS OUTROS!
Para aqueles que só querem encher e colcoar peixe melhor nem comprar um áquario!
Resolvi reunir aqui os melhores tópicos criados com dúvidas freqüentes!
Algumas perguntas básicas

1 - Que equipamentos devo ter no meu aquario?
Um filtro bem dimensionado, termostato, aquecedor, testes de pH, Amônia, nitrito e kH.
O FILTRO DE PREFÊNCIA DEVE SER 10X A litragem do áquario... Para calcular a litragem basta multiplicar as DIMENSÕES DO AQUARIO e dividir por 1000.

2 - Com qual tamanho de aquário devo começar?
Contrário ao que se pensa, aquarios maiores são mais fáceis de se manter, são menos suscetíveis a desequilíbrios. Portanto, aquarios entre 50 a 200 litros são bons tamanhos para quem quer começar no Hobby. Quem deseja partir direto para o Plantado, a clássica medida 100 x 50 x 40 é excelente (medida em centímetros)!
Ou se não tiver mto espaço tente um cubo... Uma medida bem comum é o 50x50x50

3 - Que filtro devo usar?
Uma boa filtragem é garantida com um filtro que tenha entre 5 a 10 vezes o volume do aquario por hora de vazão, variando conforme a população e frequência de manutenção do aquario. Dependendo do tamanho do aquario, é interessante manter 2 filtros. Assim, se houver perda na biologia de um dos filtros ou se algum apresentar algum problema mecânico, temos um filtro auxiliar, ajudando a manter a qualidade da água e a boa saúde dos peixes.
Mais para frente vou explicar qual tipo de filtragem é necessária e oq cada uma faz!

4 - De quanto em quanto tempo devo limpar o filtro? (NUNCA LIMPE A MIDIA BIOLÓGICA)
Em geral, entre 7 - 7 dias ou 15 - 15 dias, variando conforme a realidade de cada aquario e dejetos produzidos pela população.

5 - Que lâmpadas devo usar no meu aquario?
Nunca utilize lâmpadas incandescentes, pois consomem muita energia elétrica e não suprem a necessidade das plantas, no caso de quem possui plantas. dê preferência as fluorescentes compactas, as fluorescentes tubulares LDD (luz do dia) e as especiais para aquario. Outras opções: LED ou PL.

6 - Quanto tempo a luz deve ficar ligada?
É sempre bom imitarmos o que a Mãe Natureza proporciona aos nossoas nimais. portanto, devemos deixar as lâmpadas acesas em torno de 10 - 12 horas diárias. Assim imitariamos a variação DIA/NOITE. No caso de quem possui ou pretende ter plantas, isso é importante, pois as plantas não conseguem fotossintetizar por um período muito maior do que 10 horas. Assim, luz ligada muito tempo favorecería as algas.

7 - Posso usar um tronco/galho para enfeitar o aquario?
Sim. Entretanto, não pode ser qualquer tronco, pois alguns não suportam imersão e acabam apodrecendo, causando um verdadeiro desastre. Outros possuem resinas tóxicas, como por exemplo, o pinus.
Troncos que são usados com sucesso em montagens são: Aroeira, jabuticabeira, pitangueira, goiabeira, laranjeira, anjico, imbuia, cedro, canjarana...

8 - Posso usar o tronco direto no aquário?
Não. o tronco deve passar por um tratamento antes de ser inserido no aquario. Também não se deve utilizar troncos ainda verdes, eles devem estar completamente secos.


Última edição por mosca136 em Seg Mar 23, 2015 12:00 am, editado 1 vez(es)
mosca136
mosca136
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 25
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de iniciantes! Se possível fixar esse tópico. Empty Re: Guia de iniciantes! Se possível fixar esse tópico.

Mensagem por mosca136 Dom Mar 22, 2015 11:58 pm

>Filtragem, Noções básicas

Em um aquario são produzidas diversas substâncias que, se não forem eliminadas, podem comprometer o o equilibrio e beleza do mesmo. Por isso a necessidade de uma filtragem eficiente, para eliminar este perigo. Uma boa filtragem é garantida com um filtro de vazão de 5 a 10 vezes o volume do aquario por hora.
Por exemplo:
Um aquario com 50 litros

Arrow Filtragem mínima - 50L x 5 = 250L/H

Arrow Filtragem máxima - 50L x 10 = 500L/H

Essa "regra"(Não são valores fixos. Podem variar conforme a população, manutenção, alimentação dos peixes etc...Serve como base para não subdimensionarmos a filtragem), entretanto, deve ser aplicada aos filtros internos e Externos do tipo Hang On, esses de pendurar no vidro do aquario. Para filtros externos do tipo Canister a vazão pode ser 3 vezes o volume do aquario por hora. Isso se dá porque esse tipo de filtro pode conter muito mais material filtrante, garantindo assim filtragem mais eficiente.

Como mídia filtrante, os materias mais usados são: Perlon (Manta acrílica), Carvão ativado e cerâmica.

Perlon: Responsável pela filtragem física, também chamada de filtragem mecânica. O filtro mecânico retém particulas em suspensão na água antes que estas particulas comecem a se deteriorar dentro do aquario, gerando substâncias tóxicas aos peixes. o perlon deve ser a primeira etapa da filtragem.

Carvão ativado: Usado como filtro químico. O filtro químico é responsável por adsorver substâncias tóxicas aos péixes. O cavão ativado, é um carbono de alta porosidade, com capacidade de atrair e reter moléculas e gases em seus microporos, retirando odores e clarificando a água.

Cerâmica: Responsável pela filtragem biológica. Essa filtragem é a mais importante para o equilíbrio do aquario. É obtida por meio de bactérias que consomem os compostos nitrogenados resultantes dos dejetos dos peixe e decomposição de comida ou qualquer outro material orgânico do aquario. Essas bactérias são chamadas nitrificantes. Por ser um material poroso, a cerâmica oferece uma grande superfície de fixação para estas bactérias em um volume reduzido. Então, quanto mais cerâmica couber no filtro, melhor!

Bioballs: São bolinhas plásticas, que também tem a função de fixar colônia de bactérias. A diferença é que a Bioball é bem menos eficiente submersa. Deve ser utilizada em filtros do Tipo Dry Wet.

Ok, mas o que é um filtro DryWet? É muito semelhante a um SUMP. Porém, a diferença fica na parte da filtragem biológica. No caso em questão, as bioballs não ficam submersas. A agua a ser filtrada apenas goteja pelas bioballs e nesse momento é filtrada pelas bactérias.

Nem o SUMP nem o Dry wet são recomendados para plantados, já que tendem a melhorar a troca de gases do aquario. No casodos plantados isso não é bom pois facilita a perda do CO2 para a atmosfera.

Com relação as mídias, talvez fique a pergunta: de quanto em quanto tempo devem ser trocadas?

O Perlon pode ser trocada toda semana ou a cada 15 dias. O Carvão satura em torno de 15 dias. Então, é mais ou menos nesse período que você terá que substituir as mídias. De quanto em quanto tempo quem vai ditar é seu próprio aquario, mas de 7 - 15 dias é um período razoável e seguro.

Mas e a cerâmica? Essas nunca são trocadas. Visto que é nelas que se encontram as bactérias responsáveis pelo equilibrio biológico, o máximo que se deve fazer é lavá-las de leve na agua do próprio aquario no balde da TPA.

Existem ainda outros tipos de filtro, como o de areia fluidizada. esse faz apenas a filtragem biológica, mas sua eficiencia nesse quesito é enorme. Nada mais é que um tubo, pode ser plástico, acrílico, que contém areia dentro. A agua entra no filtro atravéz de um tubo e passa pela areia, criando colônias de bactérias. É o mais eficiente nesse sentido. Porém, deve ser instalado um pré filtro na entrada de agua com perlon, para evitar que acumule sujeira na areia.

Tipos de filtro.

Há várias opções de filtros. Começando por um dos mais difundidos hoje.

Filtro externo do tipo Hang On: É pendurado atrás do aquário. Através de um cano, ele puxa a água do aquário para dentro do corpo do filtro, que pode ser acrílico ou plástico, onde estão os materiais filtrantes (chamados de mídias), enchendo o filtro e retornando ao aquário.

São ideais para aquários menores, com até 70 litros. Não há contra-indicação para serem usados em maiores, mas para aquários com maiores dimensões existem filtros mais adequados.

Filtro Interno: Como o nome diz, fica alojado dentro do aquário, grudado por ventosas no vidro lateral. Seu principal atrativo é o baixo custo, sendo que existe uma infinidade de modelos, muitos excelentes. No entanto, prejudica o layout e ocupa espaço no interior do aquário e precisa de uma manutenção um pouco mais freqüente.

Canister: Este é um os melhores filtros disponíveis, em especial para plantados. Trata-se basicamente de uma caixa plástica que fica que contém os materiais filtrantes. Possui uma mangueira que puxa a água para o interior do Canister e outra que a conduz de volta ao aquário. A desvantagem é que seu preço é bem mais salgado que os demais filtros. Em contrapartida, proporciona um espaço incrível para mídias filtrantes, o que garante filtragem impecável.

Dry-Wet: Conhecido por SUMP. É uma caixa de vidro que fica embaixo do aquário, com divisões para conter as mídias. Também proporciona muito espaço para o material filtrante. Porém, precisa ser confeccionado por alguém que entende da montagem. Também é mais barulhento que os demais. Não é aconselhado para aquários plantados, já ele expulsa o CO2, necessário para as plantas, com muita facilidade.

Filtro UV: É um esterilizador. Basicamente, é um recipiente lacrado que possui no interior uma lâmpada que emite radiação Ultra-Violeta, que por fim esteriliza a água, matando esporos de algas, bactérias e demais microorganismos. A lâmpada deve ficar isolada da água por um tubo de quartzo (também chamado luva de quartzo). A eficiência da lâmpada é maior quando ela está mais quente, por isso o tubo a deixa isolada da água, aí ela atinge sua temperatura ideal sem ser resfriada, e tem sua eficiência potencializada. Um dos melhores métodos para eliminar a “água verde” do aquário.

Manutenção dos filtros.

Para filtros Hang On e interno, a manutenção deve ser semanal. Troca-se o Perlon e o carvão ativado.

Nos Canisters, o período de manutenção é bem maior, chegando a um ou dois meses sem a necessidade de abrir o filtro. O mesmo para o Dry-Wet.

Claro que esses períodos servem de base. No fim, o tempo e a observação do estado das mídias é que vai dizer de quanto em quanto tempo será preciso realizar a manutenção. Porém, o período apresentado acima é uma média do que se vê em grande parte dos aquários.

Uma Palavra de Cautela:

Nunca lave as cerâmicas e o corpo do filtro em água da torneira, com cloro. O cloro aniquila a colônia de bactérias que realiza filtragem biológica. Ao lavar as cerâmicas e o corpo do filtro, use água da TPA (troca Parcial de Água), água do próprio aquário. Coloque o filtro em um balde junto com as cerâmicas. Pode-se usar escovas para a limpeza.
mosca136
mosca136
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 25
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos