Clube de Aquarismo Rio de Janeiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quantos peixes da para por?

2 participantes

Ir para baixo

Quantos peixes da para por? Empty Quantos peixes da para por?

Mensagem por Italo Almeida Seg Mar 23, 2015 3:36 am

Boa noite, segue abaixo um tópico bem interessante que li em outro forum e acho bem válido estar aqui.

"Uma das dúvidas que mais vemos por ai em relação ao nosso hobby, é o quanto de fauna determinado aquário comporta.
Não é raro o aquarista se deixar levar pelo entusiasmo e acabar causando uma superpopulação no aquário.
Isso sem falar no “papo de vendedores” que empurram um peixinho a mais, ou á famigerada “regra” dos centímetros por peixe que algum bosal inventou.

Essa regra, que é bastante citada e seguida como certa por ai, é uma das maiores idiotices que eu já vi em relação ao hobby; pois se não vejamos:

Dizem os “entendidos” que defendem essa regra, que ela estabelece algo entre o tamanho dos peixes e o volume de água disponível. Seria mais ou menos assim. Um peixe de 5 centímetros, precisa de 5 litros de água certo?
Muita, mas muita gente segue essa regra e a defendo com certa, mas o exemplo mais fácil de provar o quão errada ela é, é somente inverte-la.

Pela regra temos :
Um peixe de 5 centímetros precisa de 5 litros; então é lógico que em 5 litros podemos ter um peixe de 5 centímetros

Se aceitarmos isso, aceitamos também que num aquário de 40 litros podemos ter um peixe de? Quarenta centímetros. E num aquário de 100 litros um de um metro! Uhuuu posso ter um Pirarucu no aquário, que legal...

Por favor a idiotice dessa regra é tão grande que sinceramente não sei como foi que ela acabou pegando.
O nazista Joseph Goebbels disse que "Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade."
Será que uma besteira também?

Bom sei lá.
Vou tentar mostrar aqui, uma outra forma de pensar sobre isso, que vi a muito tempo atrás e gostei muito. Inclusive ela já foi postada por aqui a anos atrás e deve estar perdida num tópico desses que não lembro qual.

A idéia (regra?) não pé invenção minha não, foi escrita por um “gringo” que manjava muito sobre o assunto.

E é mais ou menos assim:
A primeira coisa a sabermos é quanto de água temos disponível.

Suponhamos que nosso aquário tenha 100 litros brutos, desses 100 litros devemos descontar a quantidade deslocada de água por substrato, troncos, pedras, enfeites, etc, etc.
Usa-se puramente por convenção 15 % do volume bruto para tal. Digo por convenção porque seria praticamente impossível medir isso em casa, quanto mais termos um valor único e correto a citar. Então 15%.

Bom então temos 100 litros menos 15 litros (que é 15% de 100) o que nos deixa 85 litros disponíveis.
E são com esses 85litros que vamos raciocinar.

Essa regra diz que primeiro devemos reservar uma certa quantidade de água “comum aos habitantes” para que eles possam ter uma vida decente. O quanto é essa quantidade, lógico vai depender dos habitantes.
Vejamos:

Pequenos (Guppys, Tanicts, Mato Grossos e outros do mesmo porte)
5 litros vagos + 2 litros por peixe

Médios /pequenos (Molinésias, Espadas, e outros do mesmo porte)
10 litros vagos + 5 litros por peixe

Médios /grandes (Tricogaster, Beijadores, e outros do mesmo porte)
20 litros vagos + 15 litros por peixe

Grandes (Discos, Kinguios, e outros do mesmo porte) (Jumbos não se enquadram aqui)
40 litros vagos + 40 litros por peixe

Entendendo a coisa.
Por exemplo, se você deseja ter Guppys, um trio; precisa de cara 5 litros "vagos", mais 2 litros pro macho, mais 2 litros pra fêmea e mais 2 litros pra segunda fêmea.
Então vai precisar de um aquário de no mínimo 11 litros pro trio de Guppy.

Notem por favor que isso se aproxima muito do que temos (alguns) como plausível; 3 Guppys em onze litros.

Sempre gostei muito desse cálculo e sempre procuro me basear por ele. É certo que não podemos engessar isso e tê-lo com verdade absoluta, afinal estamos lidando com seres vivos e só isso já faz com que tenhamos sempre que nos adaptar a alguns outros fatores.
Por exemplo CA’s (Ciclídeos Africanos) e alguns outros ciclídeos territoriais, necessitam que levemos também em consideração o espaço físico do aquário, alem de somente o volume, tudo deve ser pensado e ponderado.

Mas como base de cálculo, como base pra termos uma idéia, essa “formulinha do alemão” ai funciona muito bem.

Abraços povo!"

Créditos: aquaflux. com .br/forum/viewtopic.php?f=8&t=13425
Italo Almeida
Italo Almeida

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 34
Localização : Volta Redonda

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos peixes da para por? Empty Re: Quantos peixes da para por?

Mensagem por mosca136 Ter Mar 24, 2015 1:57 am

Tópico perfeito! =D
mosca136
mosca136
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 25
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos